novidades

palestras cursos

Você conhece
alguém que ronca?
Recomende este tratamento

teste de_qualidade

TRATAMENTO DO RONCO E APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO NA CRIANÇA

Seu filho ronca? O tratamento precoce é decisivo no futuro de seu filho. 

Mau aproveitamento escolar (redução de aprendizado e da concentracão), hipertividade, retardo do crescimento, atraso no desenvolvimento, deformação craniofacial, mandibula retruída (queixo para trás), mordida cruzada e estreitamento do céu da boca (atresia maxilar), crescimento e desenvolvimento inadequado do eixo corporal (ombros caídos para frente, pescoço projetado para frente, alteração na coluna), comprometimento da deglutição, compromentimento da fala, problemas respiratórios (renite, sinusite, etc), disfunção endotelial precoce, aterosclerose e diabetis infantil.

Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)

Estas são as principais complicações decorrentes do diagnostico tardio do Ronco e da Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) em Crianças e Adolescentes.
 É importante que desde bebê, a respiração seja normal, ou seja, pelo nariz e com a boca fechada.

A passagem do ar pelo nariz, desde o primeiro momento, vai estimular o crescimento correto do complexo cranio-facial e de todo o corpo de maneira geral, durante a infancia e adolescência, reduzindo muito a probabilidade da criança se tornar um adulto roncador e apnêico.


 

 

Sinais e sintomas da doença em crianças e adolescentes

Sinais/Sintomas Noturnos:
• Ronco / Ronco ressuscitador

• Bruxismo (ranger de dentes durante o sono)

• Babar durante o sono

• Dificuldade para respirar

• Cianose

• Palidez

• Sudorese

• Agitação durante o sono

• Enurese


Sinais/Sintomas Diurnos:
• Respiração oral

• Obstrução nasal

• Cefaléia (dor de cabeça) matutina

• Distúrbio de comportamento (hiperatividade, agressividade, falta de atenção)


• Dificuldade no aprendizado

• Hipersonolência diurna (principalmente em adolescentes)

• manter a boca aberta constantemente

• bochechas caídas

• olheiras

• labio superior encurtado

• maxila (céu da boca) estreita

• dentes projetados (para frente)

 

Diagnóstico

Sabe-se que em crianças a prevalência da SAOS é de 1.0 a 3.0% (Meltzer, Pediatrics 2010;125:1410-18) e de ronco é de 3.0 a 12% (Schetcher, Pediatrics 2002;109:69). 
Portanto, a simples presença do ronco já demanda o início do tratamento o mais precoce possível.



Para diagnosticar a síndrome da apneia obstrutiva do sono é necessário a realização da Polissonografia.
O procedimento feito em uma clínica especializada durante a noite, monitora o sono da criança / adolescente por um período de seis a oito horas.

O número de apneias, a quantidade de oxigênio no sangue e os microdispertares são os principais itens avaliados.
Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)

TRATAMENTO

O tratamento odontológico para ronco e apneia é considerado uma das opções mais eficaz e mais confortável, depois da adenotonsilectomia, tanto para crianças e adolescentes, como para adultos.

Ele consiste no uso de um aparelho intraoral. 

Invisível, quando o paciente está de boca fechada, o aparelho é moldado de acordo com as características da arcada dentária.

Sua função é sustentar a musculatura da garganta e promover o avanço mandibular, aumentando o espaço para a passagem do ar, nas vias aéreas. 
Com isso, impede-se que os tecidos da região posterior da faringe e da base da língua obstruam a passagem do ar pelas vias aéreas durante o sono.




Atualmente, os aparelhos utilizados para tratar SAOS em adultos, têm sido adaptados também para o uso em crianças e adolescentes, com eficácia igual ou superior aos aparelhos ortopedicos até hoje utilizados (Chen, S&B 2012).



Diferente do adulto, o tratamento do ronco e SAOS na infância/ adolescência pode incluir a remoção das adenoides e tonsilas, mas sempre acompanhado do tratamento com o dentista especialista em sono e fonoaudiólogo, caso contrário o tratamento não será eficaz. (Guileminault, Sleep 2008).

Pesquisas mostraram que o tratamento do ronco e SAOS em crianças apenas com aprelhos de expansãoo rápida da maxila,  foi eficaz em 90% dos casos. (Guileminault, Sleep Med 2007).

Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)

Importante: Não adianta apenas remover uma adenoide ou tonsilas sem realizar a correção simultânea dos dentes e ossos da face com aparelhos ortopédicos/ortodônticos porque a criança continuará tendo respiração oral com ronco e SAOS, ou seja, o tratamento não será efetivo na maioria das vezes. 



Por outro lado, o tratamento precoce apenas com aparelhos intra-orais adequados pode evitar a cirurgia de adenoides e tonsilas, nas crianças e adolescentes com ronco e SAOS.

Por isso, tanto para o tratamento de adultos como de crianças, é necesário que o dentist tenha um profundo conhecimento e alta capacitação em odontologia e medicina do sono. 


Lembre-se: Criança com respiração normal, sem ronco e SAOS, tem uma possibilidade maior de ser um adulto saudável, mais produtivo, mais bem sucedido. O futuro do seu filho está em suas mãos!

                Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)

Fique atento à presença do ronco e da SAOS!
 Descubra como é o tratamento especializado da Dra. Lilian Giannasi, para ronco e apneia do sono em crianças.

 

Descubra como TRATAR do seu RONCO!
 
Agende sua CONSULTA!
 
São José dos Campos – SP:
(12) 3922-5363 / 8167-7771
 
Jacareí – SP
(12) 3951-0800
 
ou
 
Preencha AGORA o formulário.
Em breve, entraremos em contato!
 
Nome*
Email*
Telefone*
Celular
 
Cidade:
 
UF:
 
Assunto*
Mensagem:*